Relato de Experiência: I Simpósio de Humanidades da Escola Estadual Regina Pacis (CERP)
REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 7. Publicação contínua (2021) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Autor: Cristina de Oliveira Figueiredo, Yasmin do Rego Lucas
Resumo:
O presente artigo é um relato de experiência sobre o primeiro I Simpósio de Humanidades da Escola Regina Pacis, em Raul Soares/Minas Gerais. O objetivo do evento era levar uma educação acentuadamente crítica e interdisciplinar aos seus estudantes, para além dos padrões tradicionais da sala de aula. A proposta era de tornar os jovens estudantes protagonistas e organizadores do simpósio. E ainda, nós graduandas em filosofia, fomos convidas a ministrar duas palestras sobre “O que faz o ser humano ser tão especial?”. Nesse relato pretendemos abordar a experiência de participar de um simpósio em uma rede estadual com estudantes do ensino médio, enxergando, assim, uma possibilidade de ensino/aprendizagem bastante pertinente. Além do mais, percebemos que é frutífera a aproximação da filosofia da educação de Mathew Lipman para uma leitura do simpósio.
Abstract:
This article is an experience report about the first Humanities Symposium at the Regina Paci’s School, in Raul Soares/Minas Gerais. The main purpose of the event was to bring a sharply critical and interdisciplinary education to its students, beyond the traditional classroom standards. The proposal was to make young students protagonists and planners of the symposium. And yet, we graduate in philosophy, were invited to give two lectures on “What makes human beings so special?”. In this report we intend to address the experience of attending a symposium in a public school with high school students, seeing in this event a possibility of teaching/learning quite pertinent. Furthermore, we realize that the approach of Mathew Lipman's philosophy of education is fruitful to a reading of the symposium.
ISSN: 2448-0657
DOI: https://doi.org/10.5902/2448065747836
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/47836
Palavras-Chave: Ensino de Filosofia; Sala de Aula; Escola; Simpósio; Humanidades
Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.