O que pode o ensino de filosofia na BNCC?

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 7. Publicação contínua (2021) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: André Luis La Salvia, Osvaldo Cunha Neto

Resumo:

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as possibilidades para o ensino de filosofia como disciplina na atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é analisar as competências e habilidades da base para extrair conceitos e noções que necessariamente demandam uma atuação específica da filosofia, como disciplina curricular obrigatória. Através do desenvolvimento da discussão, é demonstrado o quanto a filosofia é uma disciplina estrutural e necessária ao desenvolvimento de certas competências gerais e competências e habilidades das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além disso, o material aqui reunido visa embasar, conceitual e legalmente, a necessidade estratégica da filosofia no currículo para legitimar a pretensão pedagógica da BNCC, que professa uma educação que conjugue conhecimentos, valores e posicionamentos sociais e éticos.

Abstract:

This article presents a reflection on the possibilities for teaching philosophy as a discipline in the current National Common Curriculum Base (BNCC, in portuguese). The objective is to analyze the competences and skills of the base to extract concepts and notions that necessarily demand a specific performance of philosophy, as a mandatory curricular subject. Through the development of the discussion, it is demonstrated how philosophy is a structural discipline and necessary for the development of certain general competences and competences and skills of the Applied Human and Social Sciences. In addition, the material gathered here aims to ground, conceptually and legally, the strategic need for philosophy in the curriculum to legitimize the pedagogical intention of BNCC, which professes an education that combines knowledge, values ??and ethical social positions.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065767379

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/67379

Palavras-Chave: Ensino de filosofia; Currículo; BNCC; competências; habilidades; filosofia.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.