O ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO NOVO ENSINO MÉDIO

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 7. Publicação contínua (2021) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Christian Lindberg Lopes do Nascimento, Nilmária Silveira Alves

Resumo:

O presente artigo tem o intuito de examinar como o ensino de Filosofia se insere no contexto das habilidades e competências. Para tanto, é crucial compreender os conceitos de habilidades e competências, com o objetivo de pensar de que maneira os conteúdos filosóficos podem ser preservados. Posto isso, a partir de um conjunto de leis responsáveis por fundamentar o que se entende por novo Ensino Médio, a instituição de uma Base Nacional Comum Curricular se tornou imprescindível. Tal documento normativo deve nortear a montagem do arranjo curricular de todas as escolas, públicas e privadas, de todo o Brasil, mobilizando os conhecimentos impreteríveis para os/as estudantes no decorrer do Ensino Médio. Entretanto, o/a leitor/leitora observará que a noção de competências e habilidades não é nova na literatura educacional brasileira como, de igual modo, alguns aspectos críticos acerca dos conceitos de habilidades e competências. A melhor compreensão do ensino de Filosofia no contexto do novo Ensino Médio tende a repercutir-se nas ações de resistência e, consequentemente, na manutenção de conteúdos filosóficos ao longo do processo de implementação da reforma. Devido ao fato de ser uma pesquisa com caráter qualitativo, o procedimento metodológico adotado foi a leitura estrutural de texto, combinada com a análise de conteúdo. As fontes consultadas foram livros, artigos científicos e a legislação educacional que, juntas, propiciaram a fundamentação do presente artigo.

Abstract:

This paper aims to examine how Philosophy Teaching fits into the context of skills and competences. So, it is essential to understand the concepts of skills and competences, in order to reflect how the philosophic contents have to be preserved. That said, from a set of laws responsible for grounding what is understood as a new High School, the institution of a Common National Curriculum Base became essential. Such normative document should guide the assembly of the curricular arrangement of all schools, public and private, throughout Brazil, mobilizing essential knowledge for students during High School. However, our reader will observe that the notion of skills and abilities is not a new one in Brazilian education literature, as well as some critical aspects about the concepts of abilities and competences. The best understanding of Philosophy Teaching in the New High School context, tends to tends to have repercussions on resistance actions and, consequently, on the maintenance of philosophical content throughout the process of implementing the Education reform. Since it is qualitative research, the methodological procedure the structural reading of the text was adopted, combined with content analysis. The consulted sources were books, scientific articles, and educational legislation that, together, provided the basis for this paper.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065767446

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/67446

Palavras-Chave: BNCC. Competências. Ensino de Filosofia. Habilidades. Novo Ensino Médio.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.