O ensino de filosofia e a escrita filosófica: a experiência da escrita de si no ensino médio

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 7. Publicação contínua (2021) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Daniel Salésio Vandresen, Bárbara Fabiani Lucini, Brenda Fabiani Lucini

Resumo:

O presente trabalho é uma apresentação dos resultados em pesquisa de iniciação científica no Programa PIBIC-Jr/2020-2021 (IFPR/CNPq), no qual nos propomos a investigar o uso da escrita filosófica como uma técnica de ensino no componente de filosofia nos primeiros anos dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal do Paraná, campus Avançado Coronel Vivida. A partir da fundamentação teórica nos conceitos de cuidado de si e escrita de si, descrevemos a formação como uma experiência agonística, ou seja, como uma atitude de inquietação que faz da escrita filosófica uma problematizadora das práticas cotidianas como forma de atenção ao presente e uma relação menos abstrata no ensino. A metodologia dessa pesquisa se compõe de um estudo teórico por meio de revisão bibliográfica e uma investigação prática por meio da análise das escritas filosóficas pelas duas turmas ingressantes no ano de 2020. A análise dos dados das escritas filosóficas, evidencia que a escrita potencializa a problematização de si, contribuindo para a formação de um modo de pensar atento ao que nos acontece no presente.

Abstract:

The current paper is a presentation on the results of the scientific initiation research in the PIBIC-Jr/2020-2021 (IFPR/CNPq) program, in which we aimed to investigate the use of philosophic writing as a technique of learning in the philosophy subject of first-degree students of the courses Technicians Integrated to High School, in the Instituto Federal do Paraná, campus Avançado Coronel Vivida. Stem from theoretical foundation in the concepts of the care of the self and self-writing, we described the education as an agonistic experience, that is, as a restlessness attitude that makes the philosophical writing a tool of problematization of daily practices to pay attention to the present and a less abstract relation to learning. The methodology of this study composes of a theoretical study through bibliographical revision and practical investigation by the analysis of philosophical writings produced by the two entrant classes in 2020. The analysis of philosophical writing data indicates that the writing enhances the problematization of the self, contributing on the development of a way of aware thinking about what happens in the present.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065767179

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/67179

Palavras-Chave: Ensino de filosofia; Escrita filosófica; Cuidado de si; Subjetividade; Projeto PIBIC-Jr.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.