Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 8. Publicação contínua (2022)

A leitura de mundo como base para o ensino de filosofia na perspectiva de Paulo Freire

Letícia Regina dos Santos Rodrigues Fucuhara, Darcísio Natal Muraro

Leitura de mundo; Ensino de Filosofia; experiência; diálogo; democracia.

A interdisciplinaridade no ensino de filosofia e sociologia e sua integração como ?estudos e práticas? em face da BNCC de 2018

João Augusto Cardoso, Carlos José Martins, Rogério Bianchi de Araújo

Ensino de Filosofia e Sociologia; Interdisciplinaridade; Pensamento crítico e analítico; Reforma da LDB.

O ensino de filosofia sob o controle da concepção de competências na BNCC

Helton Lima Soares, Vilma Nonato de Brício

Ensino de Filosofia; BNCC; Competências; Neoliberalismo.

Uma reflexão butleriana acerca do sujeito do ensino de filosofia

Albérico Araújo Sial Neto, Reginaldo Clecio dos Santos

Enquadramento; Formação para a Cidadania; Judith Butler; Operações de Poder.