A PEDAGOGIA DE HEGEL E A AÇÃO FORMADORA DA ALTERIDADE CULTURAL

V. 15, N. 16 (2003) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Cesar Ramos

Resumo:

O artigo tem por objetivo tematizar algumas teses pedagógicas de Hegel, vinculando-as com a idéia de formação operada pela alteridade da cultura como conceito filosófico. Algumas categorias básicas do sistema hegeliano serão abordadas como elementos teóricos/especulativos que balizam uma possível pedagogia hegeliana, tais como: a idéia do aperfeiçoamento do indivíduo relacionado com a perfectibilidade no desenvolvimento do espírito; a noção de formação/cultura (Bildung); as categorias lógicas da mediação, da alteridade e da alienação (Entäusserung); a concepção da disciplina (Zucht) na relação educador-educando e, finalmente, a força conceitual da universalidade da vida ético-política (Sittlichkeit) na figura do Estado que se apresenta como paradigma para a educação.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v15i16.979

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/979

Palavras-Chave: hegelianismo, Educação,Formação, Cultura

Revista de Filosofia Aurora

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