ROLAND BARTHES: UM SEMIÓLOGO NÔMADE

V. 15, N. 17 (2003) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Francisco Bocca

Resumo:

O presente artigo tem por encargo descrever, de maneira panorâmica, o percurso intelectual trilhado por Roland Barthes no que diz respeito às suas pesquisas na área de fundamentação e de análises semiológicas empreendidas sobre fatos culturais. Veremos, e por isso o chamamos nômade, como, tendo partido de uma adesão ao estruturalismo científico de cunho saussuriano percorreu-o aos seus limites até desembocar em sua renúncia, assumindo a análise hermenêutica como alternativa de compreensão da cultura. Para efeito de análise e ilustração, serão enfocadas algumas obras pontuais consideradas de relevância apresentadas em ordem cronológica, iniciando com Mitologias e encerrando com Aula, dando destaque para e intermediária Sistema da moda, entre outras. Esperamos com isso dar conta da construção de um roteiro confiável de sua produção intelectual. 

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v15i17.1624

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1624

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.