AINDA O SUJEITO – NOTA SOBRE O CONFLITO DETERMINAÇÃO X SUBJETIVIDADE EM JACQUES LACAN

V. 17, N. 20 (2005) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Léa Silveira Sales

Resumo:

O trabalho descreve, no interior da teoria lacaniana, a operação implícita na definição de sujeito relativa à década de 50 à luz dos redimensionamentos requisitados por um ideal de cientificidade. O conflito entre determinismo e subjetividade – que bem se traduz no oxímoro “objetivação do sujeito” –, sendo fecundado pela negatividade kojèviana do desejo e pela aspiração estruturalista à formalização, pode ser indicado como um dos motores mais fundamentais dos desenvolvimentos da teoria em questão. A saída vislumbrada para este impasse, que é intrínseco às ciências humanas, é situar a negação no âmago do sujeito, tornando-o, dessa forma, essencialmente inobjetivável, porém ainda formalizável.

DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v17i20.8537

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/8537

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.