NIETZSCHE E SADE: A PARÓDIA COMO ESTRATÉGIA LITERÁRIA NÔMADE

V. 18, N. 23 (2006) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Jorge Luiz Viesenteiner

Resumo:

O texto tem por objetivo explorar a paródia enquanto estratégia literária nômade tanto em Nietzsche quanto em Sade. O primeiro movimento do texto explica em que medida a paródia é associada a uma estrutura literária “carnavalesca”, essencialmente subversiva, cuja “festa profana” traz um cortejo de apologias às máscaras, textualmente expressa num jogo que oculta e revela ao mesmo tempo. O segundo movimento do texto analisa o estilo literário paródico como aquele que exerce fundamental função político-social, pois uma vez que se trata de paródia subversiva, os textos exercem uma crítica corrosiva às estruturas culturais de suas respectivas épocas. Ora, é precisamente essa subversão paródica que torna tanto Nietzsche quanto Sade a má consciência do tempo: autênticos criadores.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v18i23.8582

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/8582

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.