DISCURSO DA SERVIDÃO VOLUNTÁRIA: RELAÇÕES DE FORÇA E LIBERDADE NA OBRA DE LA BOÉTIE
V. 21, N. 28 (2009) • Revista de Filosofia Aurora
Autor: Edson Donizete Toneti
Resumo:
O objetivo deste artigo é propiciar um discernimento ante as ambiguidades suscitadas pelo Discurso da Servidão Voluntária no seu percurso histórico, desde seu nascedouro, passando pelas apropriações de determinados grupos, até as diferentes óticas de leitura. Na tentativa de compreender o porquê da servidão voluntária, Etienne de La Boétie reescreve as bases do poder à luz da Antiguidade, donde originam-se as relações de força. La Boétie tece considerações que permitem concluir que na tirania a cumplicidade, a igualdade e o companheirismo podem soar extremamente falsos. O antídoto mais eficaz no enfrentamento destes desvios, como forma de reencontrar a liberdade esquecida, é o bom exercício da amizade. A atualidade do Discurso da Servidão Voluntária reside no fato de ser um perene paradigma para a análise de todo e qualquer tipo de exercício da tirania.
DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v21i28.1216
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1216
Revista de Filosofia Aurora
A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.