PROVAS MATEMÁTICAS EM WITTGENSTEIN

V. 21, N. 29 (2009) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Camila Jourdan

Resumo:

Este artigo apresenta alguns problemas da noção de demonstração matemática na Filosofia do segundo Wittgenstein a partir da sua recusa à distinção entre possibilidade e atualidade no contexto normativo. É argumentado que a razão para essa recusa indica algumas pistas para uma abordagem dissolutiva dos problemas apresentados. Os passos de uma prova matemática não podem ser entendidos como justificados por qualquer determinação adicional independente exatamente por causa da necessidade envolvida na prova. Então, esta impossibilidade não pode significar a rejeição da necessidade em questão. Apesar disso, e adicionalmente, este trabalho ressalta que, se os problemas deixados sem solução pela abordagem proposta por Wittgenstein abrem espaço para a atribuição de uma posição aparentemente irrazoável ao autor, isso não anula os argumentos desenvolvidos por ele contra as posições opostas. Assim, ficamos com dois problemas, pois não podemos refutar Wittgenstein por força da irrazoabilidade a ele atribuída, mas também não podemos anular tal irrazoabilidade pela força de seus próprios argumentos.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v21i29.2578

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/2578

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.