CONSCIÊNCIA IMAGINATIVA, FANTASIA E MÉTODO EM HUSSERL

V. 22, N. 31 (2010) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Alberto Marcos Onate

Resumo:

Quando elabora a terceira seção de Idéias I,1 e em especial o parágrafo 70, Husserl lega a seus intérpretes uma difícil tarefa. Embora estudos já clássicos, como os de Eugen Fink e Maria Manuela Saraiva, tenham de algum modo tratado das implicações filosóficas da referida seção, novas abordagens parecem pertinentes. Sobretudo, após a publicação em 1980 do volume 23 da Husserliana, referente às presentificações intuitivas. O artigo estrutura-se a partir de três objetivos nucleares: 1) expor e discutir os conceitos e argumentos decisivos da terceira seção de Idéias I, examinando a interpretação dos comentadores clássicos acima mencionados; 2)apresentar e debater as principais contribuições filosóficas trazidas pelo volume do Nachlass ao tratamento dos temas da consciência imaginativa, da fi cção e do método fenomenológico husserliano, conectando-as à tessitura argumentativa dos referidos trechos de Idéias I; 3) examinar o alcance de algumas interpretações contemporâneas dos temas a partir do exposto nos itens anteriores.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2491

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/2491

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.