O SER PARA-SI: PRESENÇA TRANSCENDENTE

V. 22, N. 31 (2010) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Simeão Donizeti Sass

Resumo:

Nas formulações iniciais de O Ser e o Nada Sartre indica que a investigação do modo como o Ser pode “ser todo” deve fazer parte do trabalho de constituição de sua ontologia. Esta preocupação é demonstrada desde o momento em que o ser do fenômeno e o cogito pré-refl exivo passam a fi gurar em sua refl exão. Consideramos que este problema ocupa um lugar de destaque em sua fi losofi a e solicita um tratamento privilegiado. Diante desta constatação, este estudo tem como intenção principal demonstrar que a análise do modo como o ser projeta a sua totalidade pode servir como fi o condutor para o entendimento de alguns tópicos relevantes da ontologia de Jean-Paul Sartre.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2515

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/2515

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.