PESSOA, EXISTÊNCIA E FENOMENOLOGIA: NOTAS SOBRE AS CONCEPÇÕES DO PERSONALISMO DE EMMANUEL MOUNIER

V. 22, N. 31 (2010) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Adão José Peixoto

Resumo:

O propósito deste artigo é discutir o personalismo de Emmanuel Mounier, especialmente suas concepções sobre pessoa e existência e sua relação com a fenomenologia. Mounier não escreveu sobre a fenomenologia e nem afirmou a vinculação de seu pensamento a essa perspectiva filosófica. Entretanto, é possível perceber que sua fi losofi a foi fortemente influenciada pelas ideias fenomenológicas. O personalismo é uma fi losofi a que afi rma o valor da pessoa enquanto valor absoluto. O absoluto aqui é entendido enquanto fim que dá sentido a toda organização política e social. A existência humana é o ponto de partida e o postulado fundamental do personalismo. Isto significa que há, nessa perspectiva, uma prioridade da existência sobre a natureza humana, entendendo-se esta como um dado “ontológico defi nitivo”. Esta postura é uma exigência de reformulação epistemológica, que signifi ca, no interior do personalismo, a tentativa de elaboração de uma fenomenologia da existência, situada entre o objetivismo radical da ciência e o subjetivismo da metafísica.

DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2518

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/2518

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.