DESMENTINDO AS FALSAS COMPARACÕES: DO CORPO PERCEPTIVO AO CORPO FANTASMÁTICO

V. 22, N. 31 (2010) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Thamy Ayouch

Resumo:

As verdadeiras comparações precisam, primeiro, ressaltar o que opõe os comparados. A partir das suas respectivas relações à atestação, defi nições epistemológicas e vínculos com uma clínica, a psicanálise e a fenomenologia parecem opostas de vários modos. Porém, Merleau-Ponty as aproxima, nas suas conceituações do corpo vivido e do afeto. Todavia, as duas disciplinas se revelam muito díspares com respeito ao corpo perceptivo, secundário para a psicanálise, que teoriza sobre um corpo imaginário primário. Gostaria de examinar aqui as similitudes e divergências entre o corpo fenomenológico merleau-pontyano e o corpo fantasmático freudiano. Se a psicanálise reverte, nas suas teorizações, as categorias fenomenológicas de percepção e imaginação, a fenomenologia permite, entretanto, resolver algumas aporias metafísicas da psicanálise.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2527

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/2527

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.