PRESENÇA DA FILOSOFIA E DA ANTROPOLOGIA EM TOTEM E TABU: FREUD, ENTRE KANT, HEGEL, FRAZER E SCHOPENHAUER

V. 23, N. 33 (2011) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Josiane Bocchi, Rodrigo Barros Gewehr, Luiz Eduardo Prado de Oliveira

Resumo:

Freud cita amplamente, em permanência, a obra de Frazer. Totem e tabu parece ser uma longa paráfrase deste autor, exceto nas últimas páginas, quando Darwin e dois antropólogos de menor estatuta que Frazer aparecem: Atkinson e Smith. Freud propõe uma ficção sob a forma de uma paleoantropologia. Mas os comentários de Freud a respeito de Frazer são também pontuados com citações de filósofos que marcaram seu pensamento, sobretudo de Schopenhauer, Kant e Anaximandro, cujo texto era quase desconhecido na época e que se viria revelar mais complexo do que o imaginava Freud. A psicanálise parece obedecer em suma ao projeto de Kant de constituir uma antropologia filosófica ou uma filosofia prática, através da terapêutica.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v23i33.886

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/886

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.