A NOÇÃO DE CONCOMITÂNCIA NA METAPSICOLOGIA DE FREUD

V. 23, N. 33 (2011) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Monah Winograd

Resumo:

A problemática das relações entre corpo e psiquismo permeia todo o pensamento freudiano. Em um primeiro momento, ela aparece ligada à questão das relações cérebro-pensamento e é explícita. Depois, se torna subterrânea, mas está lá, em operação, vindo à tona, por exemplo, com o conceito de pulsão. Em vez de respostas conclusivas, encontramos pontos de articulação, dos quais selecionamos alguns em dois blocos. O primeiro bloco diz respeito aos pressupostos do pensamento freudiano. São posicionamentos teóricos que sobredeterminam a imagem de psiquismo que Freud construiu. O 1º pressuposto é o de que processos fisiológicos e processos psíquicos acontecem concomitantemente e na interdependência uns dos outros, não podendo ser reduzidosuns aos outros com o estabelecimento de uma hierarquia causal – eis o foco principal deste artigo. O 2º pressuposto diz respeito à pertença de Freud a uma linhagem de pensamento evolucionista expressa em sua tentativa de inventar uma filogenética anímica, paralela, concomitante, dependente e em uma relação de ação recíproca coma filogenia biológica. Já o 3º pressuposto é expresso pela ideia de equação etiológica, complementada com a de séries complementares, sugerindo que, na origem e no devirde cada psiquismo, opera a conjugação quantitativa de fatores constitucionais e fatores acidentais. O segundo bloco é formado pelos conceitos metapsicológicos de pulsão,afeto e isso, derivados dos pressupostos

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v23i33.1576

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1576

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.