MARX DIANTE DA CRISE DO CAPITAL

V. 23, N. 33 (2011) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Jadir Antunes

Resumo:

Este artigo tem por objetivo comentar a concepção de Marx sobre o problema da crise na sociedade capitalista. As chamadas teorias causais procuram mostrar que em Marx haveria uma causa central para a explicação da crise. Entre essas diversas causas estariam a anarquia do mercado, a superprodução, o subconsumo, a queda tendencial da taxa de lucro, a desproporção intersetorial, a renovação periódica do capital fixo e a superacumulação de capitais. As teorias causais buscam, de modo geral, compreender o movimento cíclico da crise, ou seja, o seu ordenamento empírico e causal. Não concordamos que uma leitura causal do problema possa ser considerada o melhor caminho para se entender o tema da crise. Ao se cair nessa forma de explicação fica-se refém de uma teoria dos ciclos econômicos e da tentativa de se ordenar os movimentos empíricos desses ciclos, esquecendo-se do caráter dialético e programático de O capital.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v23i33.1597

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1597

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.