OBSERVANTIA ET REVERENTIA: RESPEITANDO UM KANTIANO NÃO ORTODOXO

V. 24, N. 34 (2012) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Darlei Dall’Agnol

Resumo:

O presente trabalho presta homenagem a Valério Rohden, um dos mais importantes "lósofos kantianos do nosso país, por meio de uma discussão sobre os diferentes tipos de respeito na "loso"a moral de Kant. Primeiramente, o artigo procura mostrar que o grande tema "losó"co que motivava as atividades investigativas de Rohden foi a questão da liberdade. Para ele, o próprio respeito é consciência da liberdade. Partindo da distinção entre observantia e reverentia, o artigo problematiza essa leitura de Kant. O trabalho, então, procura mostrar que Kant era, sob o ponto de vista metaético, um internalista e, por conseguinte, somente a própria lei moral pode ser motivadora da ação. Outros elementos, tais como o prazer, não podem a ela se misturar. Além disso, o artigo apresenta alguns pontos de concordância, mas outras diferenças interpretativas, entre o seu autor e o pensador aqui homenageado, sobre a questão do valor moral das ações na obra de Kant.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v24i34.454

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/454

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.