FOUCAULT COMO KANTIANO: ACERCA DE UM PENSAMENTO DO HOMEM DESDE SUA PRÓPRIA FINITUDE

V. 24, N. 34 (2012) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Daniel Omar Perez

Resumo:

Eu irei me limitar à leitura cuidadosa e austera da monogra"a sobre a Antropologia pragmática de Kant, de autoria de M. Foucault. Minha intenção é empreender um trabalho de crítica no interior dos estudos kantianos, diante dos quais tratarei Foucault como kantiano, como estudioso de Kant, como um acadêmico que procura apresentar uma exegese interpretativa do texto kantiano e pretende, com isso, a legitimidade do seu trabalho. Isto irá me permitir avaliar a interpretação foucaultiana de Kant com o intuito de reconsiderar o lugar e o alcance da Antropologia Pragmática na constituição da "gura do homem como objeto das ciências.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v24i34.7487

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/7487

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.