A CRÍTICA DA VIOLÊNCIA DE WALTER BENJAMIN: IMPLICAÇÕES HISTÓRICO-TEMPORAIS DO CONCEITO DE REINE GEWALT

V. 25, N. 37 (2013) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Jonnefer F. Barbosa

Resumo:

“ZurKritik der Gewalt”, publicado em agosto de 1921, nos ArchivfurSozialwissenschaftundSozialpolitik, tratará da tentativa de demarcação de uma violência (Gewalt) exterior (auserhalb) ou para além (jenseits) do direito: uma“violência pura” (reine Gewalt),que romperia a dialética da violência mítica que instauraria e conservaria a ordem jurídica. Este artigo pretende estabelecer algumas problematizações sobre esse conceito na filosofia de Walter Benjamin e de alguns intérpretes contemporâneos,buscando conjugar o conceito de reine Gewalt com as reflexões benjaminianas sobre o tempo e a história.

DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/aurora.25.037.DS.07

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/655

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.