ESTRUTURA E ONTOLOGIA NA OBRA DE MERLEAU-PONTY

V. 25, N. 37 (2013) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Ericson Falabretti

Resumo:

Esse trabalho discute a renovação e a centralidade do conceito de estrutura no projeto ontológico de Merleau-Ponty. Estabelece, primeiro, a ideia de que na obra de Merleau-Ponty não existe um sentido unívoco para a noção de estrutura, mas uma polissemia de usos e sentidos que acompanham o desenvolvimento do seu pensamento. Merleau-Ponty, sobretudo no momento da elaboração d’O visivel e o invisivel, não objetivava apenas se apropriar da noção de estrutura – gestalt – já em uso na psicologia, na linguística e na etnologia, mas aprofundá-la na sua matriz filosófica, explorá-la como um novo regime de pensamento. Portanto, nossa hipótese de trabalho é que, em O visivel e o invisivel, a estrutura deixou de ser considerada apenas como a significação original da percepção e passou a ser pensada como condição do “ser-no-mundo”, um elemento essencial para uma nova noção de cogito – ser bruto –, sem os prejuízos da noção de cogito tácito que Merleau-Ponty reconheceu na Fenomenologia da percepção.

DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/aurora.25.037.FC.04

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/742

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.