A HIPÓTESE DO CONTINUUM DE DARWIN E A DISTRIBUIÇÃO DOS FENÔMENOS MENTAIS

V. 26, N. 38 (2014) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: A HIPÓTESE DO CONTINUUM DE DARWIN E A DISTRIBUIÇÃO DOS FENÔMENOS MENTAIS Arthur Octavio de Melo Araújo

Resumo:

Neste trabalho, procuro explorar o significado filosófico da chamada hipótese do continuum de Darwin e a possibilidade de atribuir mente ou mentalidade a criaturas não-humanas: de um lado, temos o chamado problema de ‘distribuição dos fenômenos mentais’ na recente Etologia Cognitiva; e, de outro, o problema filosófico ‘outras mentes’. Assim, o trabalho procurar indicar uma possível ponte conceitual entre problemas em Filosofia da Mente e estudos em Etologia Cognitiva. Esta é, portanto, uma abordagem interdisciplinar entre filosofia e biologia tendo em vista uma concepção ampla de mente ou mentalidade.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/aurora.26.038.AO.04

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1069

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.