PULSÃO DE MORTE E EXPERIÊNCIAS PRECOCES EM FREUD E MELANIE KLEIN

V. 27, N. 40 (2015) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Fátima Caropreso

Resumo:

A partir da década de 20, dois fatores adquirem importância na teoria freudiana sobre o desenvolvimento inicial do psiquismo e sobre a gênese das neuroses: a constituição pulsional envolvendo a pulsão de morte e experiências traumáticas precoces. No entanto, não há uma hipótese claramente formulada sobre a maneira como esses fatores interagem entre si. Encontramos, contudo, na teoria psicanalítica kleiniana, hipóteses sobre a relação entre os fatores constitucionais e as experiências precoces que parecem permitir avançar a reflexão freudiana desenvolvida a partir da década de 20. O objetivo deste artigo é retomar algumas das ideias formuladas por Freud sobre a temática em foco, principalmente em “Além do princípio do prazer” (1920), “Inibições, sintomas e angústia” (1926) e “Análise terminável e interminável” (1937) e, em seguida, discutir algumas das contribuições trazidas por Melanie Klein, sobretudo, em seu livro “Inveja e gratidão” (1957). 

DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/aurora.27.040.AO07

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/787

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.