SER, SABER, PENSAMENTO: A CONFRONTAÇÃO DE FICHTE COM O REALISMO RACIONAL DE BARDILI E REINHOLD

V. 27, N. 42 (2015) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Federico Ferraguto

Resumo:

O ensaio pretende oferecer uma interpretação da reflexão fichteana acerca da relação entre ser e saber como uma longa revisão e uma complexa reação à interpretação da doutrina da ciência fornecida por Bardili, no Compêndio de lógica primeira (1800), e por Reinhold, nas Contribuições de 1801-1803. Para verificar esta hipótese histórica e teórica, os elementos básicos da ontologia fichteana serão apresentados como resposta à crítica da doutrina da ciência formulada por Reinhold no primeiro tomo das Contribuições de 1801, e serão colocados em relação com os princípios do próprio realismo racional de Reinhold e Bardili. Mais especificamente, serão analisados o problema da relação entre pensamento e ser (§ 2), o da aplicação do pensamento (§ 3) e a questão da cópula (§ 4). 

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/aurora.27.042.DS09

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/502

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.