FILOSOFIA COM DIREITOS HUMANOS: ELEMENTOS PARA A EDUCAÇÃO FILOSÓFICA COM DIREITOS HUMANOS

V. 28, N. 43 (2016) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Paulo César Carbonari

Resumo:

O artigo aborda a relação entre ensino da filosofia e educação em direitos humanos com a finalidade de propor uma aproximação programática que tome em conta os desdobramentos das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos de modo particular para o ensino da filosofia. Ensaia um conjunto de reflexões e aponta desafios concretos. Todos abertos ao diálogo e à construção, visto que esta é uma agenda que ainda precisa caminhar muito para que se constitua efetivamente no cotidiano da ação educativa.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/aurora.28.043.DS11

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/aurora.28.043.DS11

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.