HEIDEGGER E A TEOLOGIA

V. 28, N. 43 (2016) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Wendell Soares Lopes

Resumo:

Nota do tradutor: O texto apresentado a seguir é uma tradução do ensaio “Heidegger and theology” (In: JONAS, Hans. The phenomenon of life: toward a philosophical biology. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 2001, p. 235-261). Para uma indicação de outras versões posteriores do texto e comentários a seu respeito, ver nota de rodapé 2, do autor, abaixo. No texto da tradução, a paginação original é indicada entre [ ] e em negrito.

Nota preliminar do autor [235]: Este ensaio foi apresentado, de forma um pouco mais abreviada, para uma conferência de teólogos concernente ao tema sobre “o Pensamento e o Discurso Não-objetivante na Teologia Contemporânea”1. Para os conferentes esse título tinha um significado atual e concreto: o uso do pensamento tardio de Martin Heidegger pelaa teologia protestante. Tendo em vista as circunstâncias de sua concepção e pronunciamento, e o eco que ele então provocou naquela ocasião e posteriormente2, achei melhor [236] deixar o ensaio com seu caráter original enquanto um discurso que se dirige a um público.

DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/aurora.28.043.TD01

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/aurora.28.043.TD01

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.