FOUCAULT E A HISTÓRIA DA SEXUALIDADE: DA MULTIPLICIDADE DAS FORÇAS À BIOPOLÍTICA

V. 28, N. 45 (2016) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Helton Adverse

Resumo:

Por ocasião dos quarenta anos da publicação do primeiro volume da História da sexualidade – A vontade de saber, este trabalho tem por objetivo colocar em destaque seu caráter profundamente inovador, dando especial atenção a dois momentos do percurso que Foucault realiza no livro: a definição de poder como “multiplicidade de relações de forças” imanentes ao domínio político e o conceito de biopolítica. Esses dois pontos têm como pano de fundo comum a crítica ao discurso jurídico-político e, além disso, articulam uma concepção da política moderna extremamente original.

DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.28.045.DS10

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1980-5934.28.045.DS10

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.