A FORMAÇÃO EM TEMPOS DIFÍCEIS REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE EDITH STEIN

V. 29, N. 48 (2017) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Elton Moreira Quadros

Resumo:

Proponho uma reflexão sobre a relação entre formação e tempos difíceis a partir da discussão indicada por Edith Stein no início da década de 1930. Nesse mesmo período, Stein também realiza outras conferências em que discute questões relacionadas com a formação. Aquela que parecia ser a perspectiva vencedora quando esse tema é abordado pela autora alemã, ou seja, a forma preconizada pelo Iluminismo que estaria voltada para um destaque à quantidade de conteúdos somada à memorização. Nesse sentido, à luz do pensamento steiniano, apresentamos os impactos da crise econômica na educação na Alemanha de então, tanto do ponto de vista das questões estruturais quanto da situação dos envolvidos no processo, formadores e formados, que são atingidos por esses efeitos. Refletimos também sobre os problemas de uma concepção equivocada

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.29.048.DS02

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/21548

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.