SOBRE A ORIGINALIDADE DE EDITH STEIN: O PAPEL DA DISTINÇÃO ENTRE KÖRPER (CORPO FÍSICO) E LEIB (CORPO “VIVO”) PARA A EMPATIA E A CONSTITUIÇÃO DO EU

V. 29, N. 48 (2017) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Juliana Missaggia

Resumo:

O objetivo central do artigo é analisar a originalidade e o caráter precursor da obra de Edith Stein no que diz respeito a conceitos hoje clássicos no contexto dos estudos de fenomenologia, como corpo e empatia, e sua importância para a constituição da noção de eu. Mais precisamente, interessa-me analisar determinadas distinções conceituais, como o caráter dual do conceito de corpo desenvolvido pela filósofa, para com isso demonstrar sua importância para os desdobramentos das noções de empatia e subjetividade. A proposta interpretativa que guia essa exposição envolve a compreensão de que há, ao menos nessa fase do pensamento de Stein, uma primazia e centralidade do conceito de corpo (sobretudo entendido como Leib) para o estabelecimento dos conceitos de empatia e eu, o que é feito de modo distinto e original em relação aos trabalhos de Husserl. Para demonstrar tal interpretação, parto de uma exposição comparativa entre os dois autores e de uma análise mais detalhada dos conceitos pertinentes ao tema em Zum Problem der Einfühlung, obra clássica de Edith Stein.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.29.048.DS06

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/21899

Palavras-Chave: Edith Stein, Fenomenologia, Corpo, Empatia,Eu

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.