EDITH STEIN E A FILOSOFIA DE PLATÃO Gilfranco

V. 29, N. 48 (2017) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Lucena Santos

Resumo:

Este artigo tem por objetivo pôr em evidência a conexão entre o pensamento de Stein e a filosofia de Platão. A hipótese a respeito desta relação leva em conta o esquema descrito por Stein em Ser finito e ser eterno, quando ela examina a conexão conceitual entre Aristóteles e Platão e expõe uma visão geral sobre os diferentes significados de ????? e ??. Neste mapa conceitual, Stein nos mostra que a expressão platônica ????? ?? é equivalente a ?????, e ela deve ser considerada um fundamento para ????? e ????? ??????. A análise desta conexão nos mostra que o caminho de Stein para a filosofia de Platão coloca seu projeto fenomenológico na mesma perspectiva da fenomenologia transcendental de Husserl, na qual as idealidades exercem um papel significativo para a constituição do mundo objetivo.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.29.048.DS07

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/21999

Palavras-Chave: Edith Stein, Fenomenologia,Platão,Ontologia,I

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.