A INSUPERÁVEL DIMENSÃO SIMBÓLICA DA VIDA NEGAÇÃO E AFIRMAÇÃO DO QUERER NAS FILOSOFIAS DE SCHOPENHAUER E NIETZSCHE

V. 30, N. 49 (2018) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Roberto de Almeida Pereira Barros

Resumo:

Este texto aborda as ideias de negação e afirmação da vida sob as óticas de Schopenhauer e Nietzsche a partir do pressuposto de que as considerações de ambos implicam intransponíveis considerações simbólica destas noções. Não se trata de confrontar os autores, mas antes de mostrar como em suas filosofias podem ser antevistas considerações sobre a significação da atividade simbólica humana.

DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.30.049.DS09 APONTAMENTOS

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/23441

Palavras-Chave: vida,vontade,afirmação,negação

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.