CORPO E PSIQUISMO: SOBRE UMA ANTINOMIA DA EXPERIÊNCIA NA OBRA DE FREUD

V. 30, N. 50 (2018) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Eduardo Ribeiro da Fonseca

Resumo:

O ponto de vista psíquico domina a obra de Freud, dados os objetivos clínicos do autor, que desenvolve um método para tratar as neuroses de transferência no âmbito individual e atual. No entanto, a consideração do corpo como um organismo (Organismus) se faz necessária, o que implica, por outro lado, na consideração da série histórica dos indivíduos no contexto da Humanidade não apenas atual, mas também da série orgânica, o que resulta na consideração biológica e não apenas cultural. Essa é uma constatação que nos leva, curiosamente, à situação paradoxal na qual tanto o cérebro é tomado como um produto psíquico, como o psiquismo é tomado como um produto do cérebro.

DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.30.050.AO01

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/23935

Palavras-Chave: Corpo,Psiquismo,Antinomia, Experiência

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.