NOTAS SOBRE A VOLUNTARIEDADE DAS AÇÕES A PARTIR DE WITTGENSTEIN

V. 30, N. 50 (2018) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Mirian Donat

Resumo:

O artigo tece algumas considerações acerca da voluntariedade das ações a partir de observações da filosofia tardia de Wittgenstein. Estas considerações passarão por três momentos: primeiro apresentamos a crítica de Wittgenstein aos modelos causais de explicação da ação voluntária, contra os quais defende uma análise gramatical dos termos ligados à vontade, demonstrando os diferentes lugares que estes ocupam nos jogos de linguagem; depois mostramos que, a partir da compreensão da voluntariedade enquanto expressão de regras gramaticais, pode-se compreender que a voluntariedade “caracteriza” as ações, aproximando esta discussão com a discussão acerca da visão de aspetos e, por fim, mostramos o papel e o lugar do sujeito e da perspectiva de primeira pessoa para a correta compreensão da ação voluntária.

DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.30.050.AO08

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/23528

Palavras-Chave: ação voluntária, vontade, aspectos

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.