IDEALISMO RACIONAL: A APROXIMAÇÃO REINHOLDIANA DO REALISMO LÓGICO

V. 30, N. 51 (2018) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Federico Ferraguto

Resumo:

Neste artigo, visamos reconstruir o percurso que leva Reinhold ao realismo lógico de Bardili que caracteriza a perspectiva assumida nos Beyträge zur leichtern Übersicht des Zustandes der Philosophie beym Anfänge des XIX Jahrhunderts. Através de uma reconstrução da reflexão reinholdiana acerca da relação entre filosofia e entendimento natural, e acerca do estatuto da reflexão e da abstração, mostramos como Reinhold, apesar das mudanças que ocorrem ao longo da Briefwechsel com Bardili no começo de 1800, não consegue se afastar completamente das exigências de justificação transcendental que inspiram a doutrina da ciência de Fichte. Após uma apresentação da reflexão reinholdiana do problema da relação entre especulação e senso comum (§ 2), analisamos alguns trechos das cartas que Reinhold troca com Bardili nos primeiros meses de 1800 (§§ 3-4), concluindo com algumas indicações a respeito das aderências transcendentais presentes também na proposta reinholdiana do realismo racional (§ 5).

DOI: : http://dx.doi.org/10.7213/1980-5934.30.051.DS05

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/24229

Palavras-Chave: Reinhold,filosofia transcendental, realismo,

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.