VERDADE-ACONTECIMENTO E ALTERAÇÃO NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT

V. 31, N. 52 (2019) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Daniel Verginelli Galantin

Resumo:

Neste artigo examinamos uma possível repercussão da separação entre uma verdade-demonstração e uma verdade acontecimento, em distintos momentos do pensamento de Foucault. Se Foucault descreve seu pensamento sob a série da verdade-acontecimento, sugerimos que essa série ainda pode ser estendida para a definição de seus livros enquanto livros-experiência. Neste caso, também a relação entre experiência e ficção, no sentido da produção de algo que não existe ainda, vincula seu pensamento à verdade-acontecimento. Tentamos descrever o sentido dessa produção nos termos de uma alteração, irredutível a uma alteridade definida por uma filosofia primeira. Finalmente, defendemos que também a forma com que a parresía é trabalhada em seu último curso segue o mesmo eixo da verdade-acontecimento. Todos esses elementos fornecem bases para que pensemos o estatuto da verdade do pensamento de Foucault, assim como ajudam a explicar como ele não pode remeter a qualquer normatividade.

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/24675

Palavras-Chave: Foucault,parresía,verdade, alteração

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.