SUBJETIVAÇÃO E VERIDIÇÃO NO CRISTIANISMO E NA ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA

V. 31, N. 52 (2019) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Vera Portocarrero

Resumo:

O objetivo deste artigo é fazer uma introdução à pesquisa foucaultiana, por um lado, das diferentes formas de relação do sujeito consigo mesmo e com os outros, as técnicas de si que podem ser encontradas, em todas as culturas, de modos diferentes, principalmente aquelas imanentes à produção da verdade no Ocidente; por outro lado, dos deslocamentos teóricos e práticos do dizer verdadeiro da Antiguidade greco-romana para o cristianismo. O método utilizado foi o de análise de textos relevantes para o tema proposto. A hipótese, confirmada, é que o recuo genealógico de Foucault ao cristianismo demonstra diferentes regimes de sexualidade marcando flutuações e grandes diferenças quanto à atualidade, que não traçam uma herança da qual não poderíamos nos desembaraçar.

Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/24811

Palavras-Chave: Cristianismo,genealogia, práticas de si, verd

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.