EMERGÊNCIA DOS EQUIPAMENTOS COLETIVOS: ESTADO DO PROGRESSO DOS TRABALHOS

V. 31, N. 52 (2019) • Revista de Filosofia Aurora

Autor: Marcos Nalli, Tiaraju Dal Pozzo Pez

Resumo:

Fazendo o inventário dos arquivos de seu colega falecido do departamento de Filosofia de Paris 8, Kyril Ryik, Alain Brossat se deparou com um texto datilografado e mimeografado intitulado “Emergência dos equipamentos coletivos: Estado do progresso dos trabalhos”, com a menção manuscrita lacônica “Foucault, julho de 1974”. Este texto não está nos Dits et Écrits, posto que evidentemente ele jamais foi publicado. Ele não se encontra também – sob reserva de inventário exaustivo
– nos arquivos Foucault depositados na BnF.

O texto datilografado se apresenta como esboço, corrigido e anotado à mão – provavelmente de uma mesma mão, mas sem certeza –, de um relatório intermediário cujo destinatário é o demandante de uma pesquisa contratada. À leitura do texto, cujas referências pitorescas não enganam por muito tempo, uma evidência se impõe: o texto é certamente de Foucault, a tal ponto que se tem a impressão momentânea de ler um resumo de passagens de Surveiller et Punir, que vem à lume sete meses mais tarde (fevereiro de 1975).

Texto Completo: http://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/24689

Revista de Filosofia Aurora

A Revista de Filosofia: Aurora (Qualis A2) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.