O Brasil no Verbo - um olhar sobre a tristeza nos "Sermões" de Vieira

Inconfidentia v.5, n.10 • Revista de Filosofia Inconfidentia

Autor: RODRIGUES, Wallace Faustino da Rocha

Resumo:

Quando Vieira prega no Maranhão, 1653-1661, o faz pela lusofonia, anunciando o Brasil em um projeto imperial português – patente, ademais de seus sermões, na História do futuro. Narra um Brasil desejado, pautado pela salvação das almas dos indígenas e na completa obediência dos habitantes da colônia à Coroa Lusitana, que, inspirado em um tipo de sebastianismo, seria a grande salvadora da humanidade como porta-voz da vontade de Deus. Logo, a salvação dos colonos e a conversão dos índios estaria condicionada ao seguimento da palavra expressa no sermão. Porém, a indômita disposição dos habitantes lhe acende a tristeza, o lamento, sobretudo a barroca e trágica descrição do futuro colonial. Assim, primeiramente, (1) far-se-á uma breve descrição do caráter barroco de Vieira, ressaltando algumas de suas características, como a lusofonia; (2) apontar-se-ão traços dessa população colonial, bem como alguns de seus conflitos, distinguindo-a do iberismo; e (3) serão destacados, nos sermões, alguns dos pontos a sinalizarem um lamento do autor quanto à realidade da colônia, demonstrando como tais lamentos são frutos desse embate de distintas perspectivas entre Vieira e os colonos.

Abstract:

When Vieira preaches in Maranhão, 1653-1661, he does it for the Lusophony, announcing Brazil in a Portuguese imperial project – evident, in addition to his sermons, in the History of the Future. He narrates a desired Brazil, guided by the salvation of the souls of the indigenous people and the complete obedience of the colony's inhabitants to the Lusitanian Crown, which, inspired by a type of Sebastianism, would be the great savior of humanity as a spokesman for God's will. Therefore, the salvation of the settlers and the conversion of the indians would be conditioned to following the word expressed in the sermon. However, the indomitable disposition of the inhabitants ignites his sadness, his lament, above all the baroque and tragic description of the colonial future. Thus, firstly, (1) a brief description of the baroque character of Vieira will be made, highlighting some of its characteristics, such as lusophony; (2) traces of this colonial population will be pointed out, as well as some of its conflicts, distinguishing it from Iberianism; and (3), in the sermons, some of the points that signal the author's lament about the reality of the colony will be highlighted, demonstrating how such laments are the result of this clash of different perspectives between Vieira and the colonists.

ISSN: 2318-8138

Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2021/08/10-3.pdf

Palavras-Chave: Brasil Colônia; Retórica; Antonio Vieira; Barroco.

Revista de Filosofia Inconfidentia

A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade  “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos. 

Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:

EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.

MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.