Do nome de Deus ao Dom de Si: o caminho espiritual de Etty Hillesum

Inconfidentia, v.6, n.11 • Revista de Filosofia Inconfidentia

Autor: PEREIRA, Diego Fragoso

Resumo:

O artigo investiga o caminho percorrido pela jovem judia holandesa Etty Hillesum (1914-1943), desde a descoberta do nome de Deus até a entrega da própria vida como um dom, a se consumar na câmara de gás em Auschwitz. Deus entra no percurso espiritual de Etty como um nome, cuja pronúncia exige coragem. O nome se torna uma pessoa que, no entanto, está soterrada no poço da própria interioridade. O desenterrar Deus de dentro de si é um processo lento que se dá através da meditação. Por fim, Deus é alguém com quem Etty estabelece um diálogo ininterrupto. Ora, a descoberta não mais do nome, mas da pessoa mesma de Deus provoca em Etty uma tomada de decisão diante do contexto da perseguição nazista. Em vez de entrar na clandestinidade, ela decide compartilhar o destino coletivo do seu povo. Ao fazer isso, está a ajudar Deus a nos ajudar, sendo pão partido e bálsamo para todas as feridas.

Abstract:

L’article enquête du chemin parcouru par la jeune juive néerlandaise Etty Hillesum (1914-1943) depuis la découverte du nom de Dieu jusqu’à l’offre de sa propre vie, à être consommé dans la chambre à gaz d’Auschwitz. Dieu entre dans le parcours spirituel d’Etty comme un nom, qui pour prononcer demande du courage. Le nom devient une personne qui, pourtant, est enfouie dans le puits de sa propre intériorité. Déterrer Dieu de l’intérieur est un processus lent qui se déroule par la méditation. Enfin, Dieu est quelqu’un avec qui Etty s’engage dans un dialogue ininterrompu. Or, la découverte non plus du nom, mais de la personne même de Dieu provoque à Etty une décision prise dans le cadre de la persécution nazie. Au lieu de se cacher, elle décide de partager le destin collectif de son peuple. Ce faisant, elle aide Dieu à lui aider, à nous aider, étant le pain rompu et le baume pour toutes les plaies.

ISSN: 2318-8138

Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2022/03/11-5.pdf

Palavras-Chave: Espiritualidade; Caminho Espiritual; Deus; Dom.

Revista de Filosofia Inconfidentia

A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade  “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos. 

Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:

EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.

MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.