SARTRE FENOMENÓLOGO: A RADICALIZAÇÃO DA INTENCIONALIDADE EM LA TRANSCENDANCE DE L?EGO

Inconfidentia v.2, n.2 • Revista de Filosofia Inconfidentia

Autor: FUJIWARA, Gustavo

Resumo:

O artigo em questão pretende discutir, a partir do ensaio sartreano La transcendance de l’Ego, a radicalização que sofre o princípio de intencionalidade a ponto de suscitar uma crítica precisa quanto ao Ego transcendental husserliano, bem como sua “queda” em uma filosofia idealista. Por que o Ego, nos quadros do ensaio de Sartre, é transcendente e não transcendental?A partir da radicalização da intencionalidade ver-se-á que o projeto filosófico de Sartre, ainda que filiado ao pensamento fenomenológico de Husserl, irrompe desde seus primórdios como um projeto original que extrapola o sentido eminentemente gnosiológico da fenomenologia alemã; nesta toada, La transcendance de l’Ego sinaliza uma das tantas recepções francesas ao pensamento fenomenológico. Entrementes, nosso objetivo consiste em elucidar o sentido sartreano da consciência e da intencionalidade marcando, ao mesmo tempo, suas possíveis diferenças em relação a Husserl. Para tanto, o já supracitado ensaio, acrescido de “Une idée fondamentale de la phénoménologie de Husserl: l’intentionnalité”, serão nossos textos elementares aqui.

Abstract:

L’article en question prétend discuter, à partir de l’essai sartrien La transcendance de l’Ego, la radicalisasion qui subit le principe d’intentionnalité au point de susciter un critique ponctuel au l’Ego transcendental husserlian, bien comme sa “chute” dans une philosophie idéaliste. Pourquoi l’Ego, dans les trames d’essai de Sartre, est-t-il transcendant et non transcendantal?Par la radicalisation de l’intentionnalité on verra que le projet philosophique de Sartre, encore qu’il soit lié a la pensée phénoménologique de Husserl, éclate comme un projet original qui extrapole le sens éminnement gnosiologique de la phénoménologie alemande; par cette perspective, La transcendance de l’Egomarque une des nombreuses réceptions françaises a la pensée phénoménologique. Donc, notre but ici consiste en élucider le sens sartrien de la conscience et de l’intionnalité en marquant, à la fois, ses possibles différences en ce qui concerne à Husserl. Par cela, le déjà mentionné essai, plus“Une idée fondamentale de la phénoménologie de Husserl: l’intentionnalité”, seront ici nos principales textes.

ISSN: 2318-8138

Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2014/08/Sartre-fenomen%C3%B3logo.pdf

Revista de Filosofia Inconfidentia

A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade  “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos. 

Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:

EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.

MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.