NOÇÕES DE ANTROPOLOGIA E COSMOLOGIA ENTRE OS FISIÓLOGOS E OS PITAGÓRICOS NA GRÉCIA ANTIGA
Inconfidentia v.2, n.4 • Revista de Filosofia Inconfidentia
Autor: FREIRE, João Batista
Resumo:
A partir da distinção aristotélica que põe de um lado os Pitagóricos e de outro os Fisiólogos, abriram-se precedentes para pensar em duas correntes da filosofia em seu florescer: a jônica e a itálica.Não obstante os primeiros sábios da Jônia e os da escola do Sul da Itália estejam inscritos na filosofia pré-socrática, ambiente do advento da filosofia, ambas as escolas possuíam características díspares sobre a noção de antropologia e cosmologia em seussistemas de investigação. Este estudo se detém na análise do significado danoção de homem e Kósmos para os antigos sábios da Grécia do século VI a.C. Trata-se, portanto, de investigar como o homem compreende a si mesmo e se identifica em relação ao Kósmos nessa primeira fase jônica da filosofia em suas origens, e na segunda fase, a itálica. Desse modo, esta pesquisa pretende demonstrar a estreita relação que há entre o homem e o Kósmos no pensamento grego antigo.
Abstract:
From the Aristotelian distinction that puts the Pythagoreans on one side and the Physiologoi on the other, precedents to thinking in two philosophical streams were opened: the jonic and italic streams. Although the early thinkers of Ionia and the ones from the southern Italy school are included in the pre-Socratic philosophy, background of the philosophy advent, both schools had different characteristics on the notion of anthropology and cosmology in their researchsystems. This paper focuses on the analysis of the meaning of the notion of men and Kósmos to the ancient thinkers of Greece on the sixth century BC. Therefore, it is about investigating how man understands himself and identifies himself towards Kósmos onthis first Ionian phase of the philosophyin its origins, and on the second phase, the italic phase. Thus, this research aims to demonstrate the close relation that exists between men and Kósmos in the ancient Greek thought.
ISSN: 2318-8138
Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/4-1.pdf
Revista de Filosofia Inconfidentia
A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos.
Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:
EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.
MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).
CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.