NIETZSCHE E O DEBATE ACERCA DA ÉTICA PERFECCIONISTA

Inconfidentia v.2, n.4 • Revista de Filosofia Inconfidentia

Autor: MACIEL Jr., Rivaldo Mangueira

Resumo:

Este artigo pretende analisar a presunção de uma ética perfeccionista presente no pensamento do jovem Nietzsche, sobretudo a partir de sua terceira Consideração Extemporâneaintitulada Schopenhauer como educador. Para tanto, apresentaremos o contexto em que surge esse debate, personificado principalmente através das análises dos filósofos John Rawls, em sua obra principal intitulada Uma teoria da justiça, e Stanley Cavell, em Conditions Handsome and Unhandsome: The Constitution of Emersonian Perfectionism,em que procura rebater a posição adotada anteriormente por Rawls. Com isso, procuraremos reconstruir o debate entre Rawls e Cavell no intuito de que tal estratégia possa trazer luz para a questão de saber se de fato há ou não em Nietzsche elementos de umaética perfeccionista, bem como deque forma o filósofo relaciona-se com o ideal de excelência à margem de modelos políticos democráticos, reforçando, acima de tudo, a função estratégica da filosofia e da exemplaridade dos “homens superiores” em tudo o quese refere à cultura e formação intelectual e moral dos indivíduos.

Abstract:

This article analyzes the presumption of a perfectionist ethic present in young Nietzsche's thought, especially after his third Untimely Meditationsentitled Schopenhauer as Educator. Therefore, we present the context in which it appears that debate, mainly embodied through the analyzes of philosophers John Rawls, in his major work entitled A Theory of Justice, and Stanley Cavell in Conditions Handsome and Unhandsome: The Constitution of Emersonian Perfectionism, in which Search rebut the position previously adopted by Rawls. With that, we will try to reconstruct the discussion between Rawls and Cavell in orderthat such a strategy can bring light to the question whether in fact there or not Nietzsche elements of a perfectionist ethics and how the philosopher relates to the ideal of excellence on the margins of democratic political models, reinforcing, above all, the strategic role of philosophy and exemplary of "superior men" in all that relates to culture and intellectual and moral training of individuals.

ISSN: 2318-8138

Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/4-4.pdf

Revista de Filosofia Inconfidentia

A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade  “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos. 

Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:

EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.

MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.