APONTAMENTOS SOBRE OS FUNDAMENTOS COSMOGENÉTICOS DO INVENTÁRIO CATEGORIAL DE CHARLES SANDERS PEIRCE

Inconfidentia v.3, n.5 • Revista de Filosofia Inconfidentia

Autor: MELO, Caíque Marra de

Resumo:

O presente artigo tem por objetivo a apresentação de apontamentos sobre os fundamentos cosmogenéticos das categorias segundo Charles Sanders Peirce.A fim de atingir uma plausível apreciação de tal objetivo, o seguinte trabalho se encontra baseado principalmente nos degraus metafísicos propostos por Ivo Assad Ibri de acordo com sua obra intitulada Kósmos Noétos: A Arquitetura Metafísica de Charles S. Peirce, uma vez que a perspectiva deste livro caracteriza-se respeitosa ao tratamento do pensamento de Peirce sobre um necessário estado primário de pleno nada em relação ao universo (em outras palavras, puro zero), a descartar todo e qualquer tipo de condição p-existente. Deste modo, a proeminente intenção que subjaz a esta investigação é a tentativa de estabelecimento de uma linearidade emergente concernente aos modos de ser do todo, traduzido a nós através de três modos acessíveis da experiência: primeiridade, segundidade e terceiridade. Aliado a isso, vale dizer que esta pesquisa se encontra notavelmente reforçada por renomados trabalhos como The New Elements of Mathematics by Charles S. Peirce e Collected Papers of Charles Sanders Peirce.

Abstract:

The present article aims to report notes on Charles Sanders Peirce’s cosmogenetic foundations of categories. In order to achieve a plausible appreciation of this goal, the following work is mainly based on methaphysical steps proposed by Ivo Assad Ibri according to his book entitled Kósmos Noétos: A Arquitetura Metafísica de Charles S. Peirce, once its perspective grants respect on treating Peirce’s thought about a necessary primary state of nothingness in relation to the universe (in other words, pure zero), regardless of whatsoever pre-existent condition. Therefore, the proeminent intention underlying our investigation is the attempt at stablishing a emerging linearity concerning the ways of being of the whole, translated for us through three acessible modes of experience: firstness, secondness and thirdness. Also, it is worth noting that this search is remarkably strengthened by renowned works such as The New Elements of Mathematics by Charles S. Peirce and Collected Papers of Charles Sanders Peirce.

ISSN: 2318-8138

Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2019/05/5-FC-2.pdf

Palavras-Chave: Cosmogênese; Categorias; Peirce

Revista de Filosofia Inconfidentia

A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade  “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos. 

Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:

EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.

MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.