UN PANORAMA DE LA SITUACIÓN ACTUAL DE LA FILOSOFÍA DE LA MENTE

Inconfidentia v.3, n.5 • Revista de Filosofia Inconfidentia

Autor: JIMÉNEZ, Yolanda Rodríguez

Resumo:

El problema central de la filosofía de la mente es la interacción de un elemento material, cuerpo o cerebro y un elemento inmaterial, alma o mente. De aquí se derivan varias preguntas filosóficas relevantes: ¿en qué radica la identidad de la persona? ¿Esnecesario defender la existencia del alma? ¿Cómo se entiende la continuidad de la persona a través del tiempo? El artículo busca mostrar un panorama de la situación actual de la filosofía de la mente y proponer algunos criterios que favorezcan una visión interdisciplinar de la persona. En primer lugar, el artículo muestra la urgencia del estudio de la filosofía de la mente en la cultura actual. En segundo lugar, hace un breve recorrido histórico del problema, apelando, sobre todo, a la filosofía aristotélica, tomista y platónica, y a la visión cartesiana y lockeana de la persona. En tercer lugar, introduce tres maneras distintas de responder a los problemas actuales de la filosofía de la mente: el soft substance dualism, el dualismo de las propiedades y la visión constitutiva de la persona. Aunque las tres visiones son significativamente distintas, coinciden en algunos elementos que podrían ser el marco de estudio de una visión antropológica que permita el diálogo entre las ciencias empíricas, la antropología filosófica y una visión escatológica de la persona.

Abstract:

O principal problema da filosofia da mente é a interação de um elemento material, corpo ou cérebro e um elemento imaterial, alma ou mente. Desde aqui surgem várias perguntas filosóficas relevantes: em que radica a identidade da pessoa? É necessário defender a existência da alma? Como se entende a continuidade da pessoa através do tempo? Este artigo procura mostrar um panorama da situação atual da filosofia da mente e propor alguns critérios que favoreçam uma visão interdisciplinar da pessoa. Em primeiro lugar, o artigo mostra a urgência do estudo da filosofia da mente na cultura atual. Em segundo lugar, faz um breve percurso histórico do problema, apelando, sobre tudo, à filosofia aristotélica, tomista e platónica, e à visão cartesiana e lockeana da pessoa. Em terceiro lugar, introduz três formas distintas de responder aos problemas atuais da filosofia da mente: o soft substance dualism, o dualismo das propriedades e a visão constitutiva da pessoa. Ainda que as três visões sejam significativamente distintas, coincidem em alguns elementos que podiam ser o campo de estudo de uma visão antropológica que permita o diálogo entre as ciências empíricas, a antropologia filosófica e uma visão escatológica da pessoa.

ISSN: 2318-8138

Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2019/05/5-FC-4.pdf

Palavras-Chave: Identidad personal, mente-cerebro, dualismo, materialismo no reductivo

Revista de Filosofia Inconfidentia

A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade  “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos. 

Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:

EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.

MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.