A GLÓRIA DE SÃO JOSÉ PELAS MÃOS DE PIETRO GENTILI

Inconfidentia v.3, n.6 • Revista de Filosofia Inconfidentia

Autor: HONÓRIO, Fabiano Milione

Resumo:

O presente artigo tem como proposta analisar a obra sacra de Pietro Gentili e seu irmão Ulderico Gentili, dois artistas italianos que se estabeleceram no Brasil a partir de 1927. A obra desses irmãos se estende por várias cidades do estado de São Paulo e Minas Gerais. Dentre as várias construções religiosas que receberam a decoração interna pelas mãos dos Gentili, este artigo destacará a pintura feita no teto da Capela do Seminário Maior São José, na cidade mineira de Mariana, em 1937. Essa pintura retrata a glorificação de São José e a corte do papa Pio IX que proclamouo grandioso patriarca como patrono universal da Igreja. Ao analisar a vida desses irmãos e algumas de suas obras, em especial a descrição iconográfica da pintura no teto da referida capela, esse trabalho busca realçar os elementos que a contextualizam no cenário artístico dessa região.

Abstract:

Questo articolo vuole analizzare l ?opera sacra di Pietro Gentili e del suo fratello Ulderico Gentili, due artisti italiani che si fissarono in Brasile dal 1927. L ?opera di questi fratelli si estende per varie città dello stato di São Paulo e dello stato di Minas Gerais. Fra le diverse edificazioni religiose che hanno ricevuto la decorazione interna dalle mani dei Gentili, questo articolo metterá in evidenza la pittura fatta nel soffitto della cappella del Seminario Maggiore San Giuseppe, nella cittá di Mariana, nel 1937. Questa pittura ci presenta l ?glorificazione di San Giuseppe in cielo e la corte del papa Pio IX che ha proclamato, l ?eminente patriarca, patrono universale della Chiesa. Nel fare la ricerca sulla vita di questi fratelli e su alcune delle loro opere, in particolare, la descrizione iconografica della pittura nel soffitto della supracitata cappella, questo lavoro cerca dimettere a luce gli elementi che la situano nel contesto artístico di questa zona.

ISSN: 2318-8138

Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2019/12/6-A-gl%C3%B3ria-de-S%C3%A3o-Jos%C3%A9.pdf

Palavras-Chave: Iconografia; São José. Pintura;Pietro; Ulderico Gentili.

Revista de Filosofia Inconfidentia

A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade  “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos. 

Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:

EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.

MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.