A ESCOLHA DE MERLEAU-PONTY PELA ESCRITA MODERNA DE VALÉRY NO CURSO RECHERCHES SUR L?USAGE LITTÉRAIRE DU LANGAGE

Inconfidentia v.4, n.8 • Revista de Filosofia Inconfidentia

Autor: SANTOS, Jr., Iracy Ferreira dos

Resumo:

O presente artigo pretende explorar a indagação de Merleau-Ponty acerca do que o escritor (literatura) pode oferecer ao filósofo (filosofia), a partir de uma leitura das notas de seu curso no Collège de France, intitulado Recherches sur l’usage littéraire du langage. Primeiro, visa apontar as diferenças entre a literatura clássica e a literatura moderna, delineando o que se configura, para Merleau-Ponty, o uso literário da linguagem. Em seguida, demonstra como Valéry, escolhido por Merleau-Ponty nesse curso, conjuga os paradoxos e as contradições inerentes à literatura moderna, na qual não se separam obra e vida e conserva uma tensão entre escrever e viver. Nesse sentido, o artigo mostra a leitura que o filósofo francês realiza do silêncio/crise de Valéry face à arbitrariedade da linguagem, fazendo desse silêncio condição para desvelar, através da poesia, uma linguagem inumana, instituinte. Por fim, elucida a torsão que Merleau-Ponty opera na noção de poesia de Valéry ao pensá-la não mais numa relação de distinção ou oposição com a prosa, mas como linguagem conquistadora, falante, cuja expressividade se dá na união mística do som com o sentido, podendo agora ser aplicada a todo gesto linguístico e por todo aquele que lida com a palavra1.

Abstract:

Thisarticle intends to explore Merleau-Ponty’s question about what the writer (literature) can offertothe philosopher (philosophy), from a reading of the notes of his course at the Collège de France, entitled Recherches sur l’usage littéraire du langage. First, it aims to point out differences between classical and modern literature, outlining what constitutes, for Merleau-Ponty, the literary use of language. It then demonstrates how Valéry, chosen by Merleau-Ponty in this course, conjugatesparadoxes and contradictions inherent to themodern literature, in which work and life are not separated and maintains a tension between writing and living. In this sense, the article shows the reading that the French philosopherholds of Valéry’s silence/crisis in the face of the arbitrariness of language, making this silencea condition to unveil, through poetry, an inhuman, instituting language. Finally, it elucidates the twistthat Merleau-Ponty operates in Valéry’s notion of poetry when thinking it no longer as a relation of distinction or opposition with prose, but asaconqueringlanguage, a speakinglanguage, whose expressiveness occurs in the mystical union of the sound with sense, and can now be applied to every linguistic gesture and by everyone who deals withwords.

ISSN: 2318-8138

Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/5.Iracy_.pdf

Palavras-Chave: Merleau-Ponty; Valéry; Literatura Moderna; Linguagem; Poesia.

Revista de Filosofia Inconfidentia

A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade  “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos. 

Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:

EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.

MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.