UM OLHAR FENOMENOLÓGICO SOBRE A FILOSOFIA MODERNA

Inconfidentia v.5, n.9 • Revista de Filosofia Inconfidentia

Autor: SILVA, Maria Luísa RamalhoFerreira da; MARTINS, João Paulo; ROCHA, Dilson Brito da

Resumo:

Nosso objetivo neste estudo se restringe à investigação acerca do modus operandicom o qual a fenomenologia procede, aquela que inaugura a filosofia contemporânea, e como ela enxerga o pensamento moderno. Para tanto, é imprescindível evidenciar o endereçamento de duras críticas a ele, conditio sine qua nonpara que houvesse uma espécie de depuração. Evidentemente, neste momento histórico-filosófico ocorre uma revolução, tendo, porforça, que preterir os modelos medievais, a fim de viabilizar uma nova maneira de conceber o homem, a partir do primado da razão. Interessa perceber que, não obstante a filosofia moderna tenha legado um contributo incontestável para a contemporaneidade, visto que estabeleceu uma guinada na maneira de pensar, a fenomenologia, por seu turno, pode ser caracterizada como sendo um novo método ou, se quisermos, um movimento filosófico, com uma ampla gama de desdobramentos. Neste sentido, duas filosofias podem ser destacadas como mais pujantes neste momento incipiente, a saber, a de Edmund Husserl e a de Martin Heidegger, sobre os quais debruçaremos, a fim de diferenciá-las do modelo moderno. Em síntese, se a filosofia moderna pode ser descrita como revolucionária, a fenomenologia, a fortiori, tem motivos plausíveis para merecer tal título.

Abstract:

Il nostro obiettivo in questo studio è limitato alla ricerca del modus operandicon cui procede la fenomenologia, quello che inaugura la filosofia contemporanea e come vede il pensiero moderno. Per questo, è essenziale evidenziare l’indirizzo di dure critiche nei suoi confronti, conditio sine qua nonvi sia una sorta di depurazione. Evidentemente, in questo momento storico-filosofico, si verifica una rivoluzione, che deve, con la forza, ignorare i modelli medievali, al fine di renderepossibile un nuovo modo di concepire l’uomo, dal primato della ragione. È interessante rendersi conto che, sebbene la filosofia moderna abbia lasciato in eredità un contributo indiscusso ai tempi contemporanei, dal momento che ha stabilito una svolta nel modo di pensare, la fenomenologia, a sua volta, può essere caratterizzata come un nuovo metodo o, se vogliamo, un movimento filosofico, con una vasta gamma di sviluppi. In questo senso, due filosofie possono essere evidenziate come più potenti in questo momento incipiente, vale a dire quello di Edmund Husserl e quello di Martin Heidegger, che affronteremo, al fine di differenziarli dal modello moderno. In breve, se la filosofia moderna può essere descritta come rivoluzionaria, la fenomenologia, a fortiori, ha motivi plausibili per meritare untale titolo.

ISSN: 2318-8138

Texto Completo: http://inconfidentia.famariana.edu.br/wp-content/uploads/2021/02/3.Maria-Luisa.pdf

Revista de Filosofia Inconfidentia

A Revista de Filosofia InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade  “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes em Minas Gerais – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e tem periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras. A InconΦidentia recebe artigos originais, frutos de pesquisas filosóficas, resenhas de livros e tradução de textos. 

Sobre os organizadores da Revista de Filosofia InconΦidentia:

EDVALDO ANTONIO DE MELO é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), bolsista Capes (programa DPE), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Pós-graduação lato-sensu pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - MG). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Diretor Acadêmico, Coordenador do Curso de Filosofia e Professor na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM / Mariana-MG). Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE / Belo Horizonte-MG). Possui experiência docente e de pesquisa no ensino superior e se interessa por questões referentes à ética, à linguagem, à ontologia, à metafísica, à fenomenologia e à literatura. Membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos.

MAURÍCIO DE ASSIS REIS é doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

CRISTIANE PIETERZACK é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. É pesquisadora na área de hermenêutica, ética e ciências da família. É coordenadora do Centro de Estudos sobre a família, da Domus ASF.