O pensamento crítico de Foucault: crítica da fenomenologia e do estruturalismo em Les Mots et les Choses

v. 5 n. 1 (2017) • Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea

Autor: Jefferson Martins Cassiano

Resumo:

Este texto pretende situar Les mots et les choses (MC) no pensamento crítico de Foucault. Para tanto, três eixos de análise são apresentados. Um eixo contextual, que apresenta duas tendências da tradição filosófica francesa com a qual a obra se articula. Um eixo temático, que avalia a crítica à fenomenologia e ao estruturalismo em MC. Um eixo crítico, que considera que Foucault atribui à crítica uma experiência-limite. Assim, MC propõe um pensamento crítico à medida que atribui um diagnóstico do presente que expressa o ethos filosófico da atualidade: pensar acerca de nós mesmos novamente.

ISSN: 2317-957

Texto Completo: http://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12576

Palavras-Chave: Foucault,Pensamento crítico,Fenomenologia,est

Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea

A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea caracteriza-se como um periódico digital, idealizado por um grupo de professores do Departamento de Filosofia da UnB (Universidade de Brasília), cujos interesses de pesquisa convergem para a interpretação e o debate dos pressupostos e dos desdobramentos históricos da tradição filosófica iniciada por volta do século XVII, centrada na discussão das faculdades do sujeito, dos modelos de organização política e social, dos valores e normas de conduta, assim como da natureza do belo e dos fundamentos da arte.

A Revista pretende ser um espaço de divulgação de estudos interpretativos e discussões acerca de temas, questões e autores de destaque na história da filosofia moderna e contemporânea. Neste sentido, ela se propõe a publicar artigos originais, bem como traduções e resenhas, relativos ao pensamento filosófico moderno e contemporâneo, redigidos em português, espanhol, francês, italiano, inglês e alemão, cujos autores sejam doutores, doutorandos ou mestres em filosofia (ou áreas afins).

Não será solicitado aos autores o pagamento de qualquer custo, referente tanto à submissão quanto ao processamento dos seus trabalhos.