A sociedade civil e seus contracorpos: apontamentos para uma nova utopia do corpo social

v. 5 n. 2 (2017) • Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea

Autor: João Marcos de Araújo Braga Júnior

Resumo:

A temática do corpo tem espaço privilegiado no pensamento de Michel Foucault, mormente na dimensão política de suas análises transversais. Por meio da revisão bibliográfica com foco em alguns de seus escritos, o presente trabalho objetivou demonstrar que, quando referidas análises desse pensador francês são voltadas ao próprio domínio sociopolítico, a noção de corpo adquire centralidade, permitindo, com sua articulação, uma abordagem que confere tanto um diagnóstico dos conflitos que perpassam a coletividade quanto uma perspectiva sobre as possibilidades emancipatórias da vida comum.

DOI: https://doi.org/10.26512/rfmc.v5i2.12612

Texto Completo: http://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12612

Palavras-Chave: corpo,Utopia, Sociedade civil,,Poder

Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea

A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea caracteriza-se como um periódico digital, idealizado por um grupo de professores do Departamento de Filosofia da UnB (Universidade de Brasília), cujos interesses de pesquisa convergem para a interpretação e o debate dos pressupostos e dos desdobramentos históricos da tradição filosófica iniciada por volta do século XVII, centrada na discussão das faculdades do sujeito, dos modelos de organização política e social, dos valores e normas de conduta, assim como da natureza do belo e dos fundamentos da arte.

A Revista pretende ser um espaço de divulgação de estudos interpretativos e discussões acerca de temas, questões e autores de destaque na história da filosofia moderna e contemporânea. Neste sentido, ela se propõe a publicar artigos originais, bem como traduções e resenhas, relativos ao pensamento filosófico moderno e contemporâneo, redigidos em português, espanhol, francês, italiano, inglês e alemão, cujos autores sejam doutores, doutorandos ou mestres em filosofia (ou áreas afins).

Não será solicitado aos autores o pagamento de qualquer custo, referente tanto à submissão quanto ao processamento dos seus trabalhos.